Na Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, este desenvolvimento evolui em oito estágios. Os primeiros quatro estágios decorrem no período de bebê e da infância, e os últimos três durante a idade adulta e a velhice.
1. Confiança X Desconfiança (até um ano de idade)
Durante
o primeiro ano de vida a criança é substancialmente dependente das
pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação,
higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem
como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu
redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança
sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no
mundo.
2. Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano)
Neste
período a criança passa a ter controle de suas necessidades
fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande
autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de
errar. Se, no entanto, for criticada ou ridicularizada desenvolverá
vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando
uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência.
3. Iniciativa X Culpa (quarto e quinto ano)
Durante
este período a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os
papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito
edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca.
Se a sua curiosidade “sexual” e intelectual, natural, for reprimida e
castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua
iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.
4. Construtividade X Inferioridade (dos 6 aos 11 anos)
Neste
período a criança está sendo alfabetizada e freqüentando a escola, o
que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que
exigirá maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e
outras habilidades necessárias. Caso tenha dificuldades o próprio grupo
irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da
construtividade.
5. Identidade X Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos)
O
quinto estágio ganha contornos diferentes devido à crise psicossocial
que nele acontece, ou seja, Identidade Versus Confusão. Neste contexto o
termo crise não possui uma acepção dramática, por tratar-se de a algo
pontual e localizado com pólos positivos e negativos.
6. Intimidade X Isolamento (jovem adulto)
Nesse
momento o interesse, além de profissional, gravita em torno da
construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar
momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma
decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro.
7. Produtividade X Estagnação (meia idade)
Pode
aparecer uma dedicação à sociedade à sua volta e realização de valiosas
contribuições, ou grande preocupação com o conforto físico e material.
8. Integridade X Desesperança (velhice)
Se
o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização
do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades
perdidas ou erros cometidos haverá integridade e ganhos, do contrário,
um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo
trará tristeza e desesperança.
Referências:
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