domingo, 26 de maio de 2019

Desenvolvimento neuropsicomotor e o processo de aprendizagem


Os desafios que a infância apresenta aos profissionais precisam de muito acompanhamento para que os resultados sejam satisfatórios e até superem as expectativas. No texto de hoje falaremos sobre como o desenvolvimento neuropsicomotor pode auxiliar no processo de aprendizagem da criança. 



Desconstrução de preconceitos e retomada de novas metodologias
Como há, ainda, nas escolas e nas faculdades de pedagogia uma carência de estrutura bibliográfica que fale sobre a questão dos distúrbio neuropsicomotor; muitos profissionais da educação não sabem como lidar exatamente em casos de alunos que apresentem alguma característica semelhante e acabam por oferecer-lhes um tratamento não condizente à real necessidade. É inegável que tal situação acaba por estigmatizar a criança até mesmo entre os coleguinhas.
Há atividades que procuram minimizar e levar às crianças resultados muito bons para o  desenvolvimento infantil. Uma delas é o fato de incutir na criança o gosto pela palavra e pelas imagens, uma vez que a partir disso ela possa desenvolver sua cognição. No entanto, é preciso fazer uma separação sobre as diferentes faculdades do pequeno, no que tangem o desenvolvimento cognitivo e físico.

Importante saber! Embora pareça haver uma linha que separa uma habilidade de outra, é bem verdade que quando uma criança apresenta déficit no desenvolvimento motor, ela também pode ter dificuldade para o aprendizado da escrita e da linguagem verbal. Por isso a prática de atividades específicas é imprescindível para o desenvolvimento do pequeno.

Quais são as atividades mais usadas no desenvolvimento neuropsicomotor?
Importante responder a essa pergunta, pois as atividades são aquelas que a envolvem por completo, principalmente no ambiente que ela deve estar sempre em socialização: exercícios realizados em sala de aula. Importante lembrar que não são apenas aqueles que impulsionam o caráter pedagógico, obviamente que estes também têm um papel relevante; entretanto, há outros que complementam muito bem a aprendizagem da criança:
 Estímulo de coordenação motora fina através de desenhos, colagens, recortes, brincadeiras com massinhas (e formação de esculturas);
 Danças e jogos corporais para que a criança conheça seu corpo e, mesmo com as limitações, possa descobrir novas possibilidades de se interagir com a linguagem corporal;
 Estimular a comunicação e uso das palavras;
 Estimular o contato entre os coleguinhas com a finalidade de desenvolver a amizade e quebrar as possíveis barreiras existentes;
 Apropriação e reconhecimento corporal.

Além disso, outras atividades que impulsionam o desenvolvimento neuropsicomotor em prol do aprendizado também podem encontrar em profissionais de outras áreas resultados bastante satisfatórios, como a psicopedagogia, a fonoaudiologia, entre outros. Voltando para o ambiente escolar, é sempre válido lembrar que os educadores precisam levar em consideração que a criança precisa se sentir amada e querida por todos. Então, nunca é demais ressaltar que as brincadeiras devem ser completamente inclusivas e fazer com que todos se divirtam. Brincando, o aprendizado vem sem dificuldade e os pequenos absorvem os conteúdos com tranquilidade.

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