Os desafios que a infância apresenta aos
profissionais precisam de muito acompanhamento para que os resultados sejam
satisfatórios e até superem as expectativas. No texto de hoje falaremos sobre
como o desenvolvimento neuropsicomotor pode auxiliar no processo de
aprendizagem da criança.
Desconstrução de preconceitos e
retomada de novas metodologias
Como há, ainda, nas escolas e nas faculdades de
pedagogia uma carência de estrutura bibliográfica que fale sobre a questão dos
distúrbio neuropsicomotor; muitos profissionais da educação não sabem como
lidar exatamente em casos de alunos que apresentem alguma característica
semelhante e acabam por oferecer-lhes um tratamento não condizente à real
necessidade. É inegável que tal situação acaba por estigmatizar a criança até
mesmo entre os coleguinhas.
Há atividades que procuram minimizar e levar às
crianças resultados muito bons para o desenvolvimento infantil. Uma delas
é o fato de incutir na criança o gosto pela palavra e pelas imagens, uma vez
que a partir disso ela possa desenvolver sua cognição. No entanto, é preciso
fazer uma separação sobre as diferentes faculdades do pequeno, no que tangem o
desenvolvimento cognitivo e físico.
Importante saber! Embora pareça haver uma linha que separa uma habilidade de outra, é bem
verdade que quando uma criança apresenta déficit no desenvolvimento motor, ela
também pode ter dificuldade para o aprendizado da escrita e da linguagem
verbal. Por isso a prática de atividades específicas é imprescindível para o
desenvolvimento do pequeno.
Quais são as atividades mais usadas
no desenvolvimento neuropsicomotor?
Importante responder a essa pergunta, pois as
atividades são aquelas que a envolvem por completo, principalmente no ambiente
que ela deve estar sempre em socialização: exercícios realizados em sala de
aula. Importante lembrar que não são apenas aqueles que impulsionam o caráter
pedagógico, obviamente que estes também têm um papel relevante; entretanto, há
outros que complementam muito bem a aprendizagem da criança:
– Estímulo de
coordenação motora fina através de desenhos, colagens, recortes,
brincadeiras com massinhas (e formação de esculturas);
– Danças e jogos
corporais para que a criança conheça seu corpo e, mesmo com as limitações,
possa descobrir novas possibilidades de se interagir com a linguagem corporal;
– Estimular a
comunicação e uso das palavras;
– Estimular o
contato entre os coleguinhas com a finalidade de desenvolver a amizade e
quebrar as possíveis barreiras existentes;
– Apropriação e
reconhecimento corporal.
Além disso, outras atividades que impulsionam o
desenvolvimento neuropsicomotor em prol do aprendizado também podem encontrar
em profissionais de outras áreas resultados bastante satisfatórios, como a
psicopedagogia, a fonoaudiologia, entre outros. Voltando para o ambiente escolar, é sempre válido
lembrar que os educadores precisam levar em consideração que a criança precisa
se sentir amada e querida por todos. Então, nunca é demais ressaltar que as
brincadeiras devem ser completamente inclusivas e fazer com que todos se
divirtam. Brincando, o aprendizado vem sem dificuldade e os pequenos absorvem
os conteúdos com tranquilidade.
Fonte: NeuroSaber | Link: https://neurosaber.com.br/o-desenvolvimento-neuropsicomotor-e-sua-importancia-na-aprendizagem/
Os desafios que a infância apresenta aos
profissionais precisam de muito acompanhamento para que os resultados sejam
satisfatórios e até superem as expectativas. No texto de hoje falaremos sobre
como o desenvolvimento neuropsicomotor pode auxiliar no processo de
aprendizagem da criança.
Desconstrução de preconceitos e
retomada de novas metodologias
Como há, ainda, nas escolas e nas faculdades de
pedagogia uma carência de estrutura bibliográfica que fale sobre a questão dos
distúrbio neuropsicomotor; muitos profissionais da educação não sabem como
lidar exatamente em casos de alunos que apresentem alguma característica
semelhante e acabam por oferecer-lhes um tratamento não condizente à real
necessidade. É inegável que tal situação acaba por estigmatizar a criança até
mesmo entre os coleguinhas.
Há atividades que procuram minimizar e levar às
crianças resultados muito bons para o desenvolvimento infantil. Uma delas
é o fato de incutir na criança o gosto pela palavra e pelas imagens, uma vez
que a partir disso ela possa desenvolver sua cognição. No entanto, é preciso
fazer uma separação sobre as diferentes faculdades do pequeno, no que tangem o
desenvolvimento cognitivo e físico.
Importante saber! Embora pareça haver uma linha que separa uma habilidade de outra, é bem
verdade que quando uma criança apresenta déficit no desenvolvimento motor, ela
também pode ter dificuldade para o aprendizado da escrita e da linguagem
verbal. Por isso a prática de atividades específicas é imprescindível para o
desenvolvimento do pequeno.
Quais são as atividades mais usadas
no desenvolvimento neuropsicomotor?
Importante responder a essa pergunta, pois as
atividades são aquelas que a envolvem por completo, principalmente no ambiente
que ela deve estar sempre em socialização: exercícios realizados em sala de
aula. Importante lembrar que não são apenas aqueles que impulsionam o caráter
pedagógico, obviamente que estes também têm um papel relevante; entretanto, há
outros que complementam muito bem a aprendizagem da criança:
– Estímulo de
coordenação motora fina através de desenhos, colagens, recortes,
brincadeiras com massinhas (e formação de esculturas);
– Danças e jogos
corporais para que a criança conheça seu corpo e, mesmo com as limitações,
possa descobrir novas possibilidades de se interagir com a linguagem corporal;
– Estimular a
comunicação e uso das palavras;
– Estimular o
contato entre os coleguinhas com a finalidade de desenvolver a amizade e
quebrar as possíveis barreiras existentes;
– Apropriação e
reconhecimento corporal.
Além disso, outras atividades que impulsionam o
desenvolvimento neuropsicomotor em prol do aprendizado também podem encontrar
em profissionais de outras áreas resultados bastante satisfatórios, como a
psicopedagogia, a fonoaudiologia, entre outros. Voltando para o ambiente escolar, é sempre válido
lembrar que os educadores precisam levar em consideração que a criança precisa
se sentir amada e querida por todos. Então, nunca é demais ressaltar que as
brincadeiras devem ser completamente inclusivas e fazer com que todos se
divirtam. Brincando, o aprendizado vem sem dificuldade e os pequenos absorvem
os conteúdos com tranquilidade.
Fonte: NeuroSaber | Link: https://neurosaber.com.br/o-desenvolvimento-neuropsicomotor-e-sua-importancia-na-aprendizagem/
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