sexta-feira, 4 de maio de 2012

Estabeleça um desafio positivo e otimista na sua vida



De acordo com a abordagem que suporta tudo o que é escrito aqui na Escola de Psicologogia, e levando em consideração as mais recentes tendências na área da psicologia, nomeadamente na psicologia positiva, reforço a ideia que uma das formas mais eficazes para melhorar a sua vida é, simplesmente pensar de uma forma mais positiva.
Este é um assunto, obviamente, que não é novo e certamente não tão simples como aparenta. Se assim fosse, então pelo menos a maioria de nós já conseguiria fazer isso. Então, porque razão não somos mais positivos? Porque não usamos mais vezes o pensamento positivo? Apresento em seguida alguns motivos:
Citação: “Nós não vemos as coisas como elas são, vêmo-las como nós somos.” – Anais Nin
Pensamos que as coisas são permanentes e imutáveis. É fácil confundir o que lhe aconteceu, a história da sua vida, com o presente e uma perspectiva de futuro. O passado não é necessariamente igual ao futuro. Se você acredita que isso é mesmo assim, então será. Mas se você não acredita que isso acontece dessa forma, então isso não acontecerá. Se você mudar a sua maneira de pensar, poderá mudar o seu comportamento, os seus hábitos e a forma como encara a sua vida (passado, presente e futuro).
Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Viva no presente. Não se paralise pelo passado
Programação e condicionamento Social. Um grande motivo para que muitos de nós pensemos que as coisas são como são e sempre serão dessa forma, é porque  nunca percebemos que havia uma alternativa. A escola, jornais e outras forças influentes podem-nos transmitir a ideia que somos seres imutáveis, que temos um determinado tipo de personalidade e que seremos assim para o resto da nossa vida. Nós ouvimos isso todos os dias quando somos jovens, sendo altamente influenciável na nossa forma de pensar. Total engano, felizmente aquilo que suporta tudo o que nós somos e que faz de nós seres inteligentes e racionais: o nosso cérebro, é uma estrutura plástica, moldável e programável. É passível de existir reestruturamento das redes neuronais, que nos permitem mudar ideias, conceitos e aprender coisas novas.
Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: A consciencialização é o primeiro passo para a mudança
Falta de energia. O esforço que muitos de nós fazemos no nosso dia-a-dia para ultrapassar as adversidades, pensamentos negativos, humor diminuído, frustrações, sentimentos de culpa, entre outros, e alterar tudo isso para pensamentos positivos e atitudes positivas, drena grande parte da nossa energia. Se você está stressado com o trabalho e com a sua vida pessoal, se você não se alimenta convenientemente, não tiver um sono restaurador e não fizer exercício físico, não conseguirá repor os níveis de energia necessários para lidar com as situações de vida. Quando a fadiga se instala, é extremamente difícil mudar os pensamentos, fica-se vulnerável à desistência e com grande dificuldade de reverter pensamentos e atitudes. Ficamos mais susceptíveis de poder vir a sofrer de alguns transtornos psicológicos como, depressão, ansiedade, ataques de pânico, fobia social, entre outros.
Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: 11 formas de promover a sua saúde e capacidade física
Somos reativos e conscientes do que os outros possam pensar. Você pode pensar que: Se eu mudar e me tornar mais positivo, o que as outras pessoas irão dizer? Que eu estou meio estranho, hiper-motivado, ou por outro lado, tentado esconder a minha infelicidade? Será que eles vão rir, zombar de mim e perguntar porque fiz esta mudança de perspectiva sobre a vida? Ou talvez, eles possam realmente gostar desta minha nova atitude positiva  e me incentivem a procurar e olhar para novas oportunidades? Estes pensamentos podem ser muito paralisantes e assustadores, e por isso não trazem nem contribuem para o seu esclarecimento.
Para refletir: As questões podem ser muitas, tal como as possíveis respostas. No entanto, se levar em consideração que você não consegue saber de forma antecipada o resultado da sua mudança, acrescentado ainda o facto de cada pessoa poder ter opiniões diferentes acerca da sua mudança, as questões levantadas anteriormente perdem o sentido e a utilidade.
Dica: Aquilo que importa mais e é realmente diferenciador, é aquilo que você quer e pretende que aconteça. É a sua decisão que conta e não as reacções dos outros à sua decisão.
Falta de motivação. Não saber exatamente o que é bom para nós, nos beneficia e faz levantar da cama é um grande handicap ao pensamento positivo e otimismo. A falta de motivação pode ser ainda mais agravada pela noção que construímos de termos razão ou legitimidade para nos sentirmos dessa forma incapacitante. A maioria de nós têm um profundo senso de que o que acreditamos está certo. Mesmo que seja uma crença inútil, desajustada ou prejudicial. O que nos coloca numa situação de vitimização e miséria emocional. Pode ser difícil mudar e/ou desistir daquilo em que acreditávamos (crença) ou nos fomos convencendo, porque temos que admitir que estávamos errados.
Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Seja o seu maior fã
Medo do fracasso. Inevitavelmente todos nós durante o percurso da nossa vida, falhamos ou fracassamos algumas vezes. Mas, igualmente ao longo da nossa vida, na escola, na sociedade, com amigos e familiares podemos aprender que não devemos falhar, que isso não é bom.  Isto pode fazer-nos muito relutantes em assumir riscos e sermos persistentes mesmo perante a falha ou a derrota. As falhas e os fracassos fazem parte da vida, leve isto em consideração e não se deixe paralizar pelo medo do fracasso. Experimente, teste, reteste, melhore, arrisque,  aprenda com o erro e caminhe em direção às coisas que quer alcançar.
Para aprofundar este assunto, pondere ler os artigos:
A falta de conhecimento / informação incapacitante em excesso. Você provavelmente irá falhar várias vezes no inicio. Você vai cometer alguns erros. Você pode irá enfrentar a insatisfação, frustração e negatividade ou desinteresse. O sucesso desejado pode levar mais tempo do que o previsto, mas isso é normal, faz parte do processo inerente às coisas da vida. Não saber como o mundo ou algumas coisas (na maioria das vezes) funcionam, pode desanimá-lo. E as informações que você recebe dos mídia, das outras pessoa e da sociedade, podem nem sempre ser precisas e eficazes. Em vez disso, você deve buscar informações relevantes para si mesmo, ajustando as suas expectativas para um nível razoável. Obter informações de uma variedade de fontes diferentes é uma atitude sensata e positiva. Procure a informação que necessita junto de pessoas que tenham experiência e conhecimento sobre aquilo que você está interessado e deseja alcançar.
Para aprofundar este assunto, pondere ler o artigo: Torne-se num aprendiz eficaz e não pare de aprender
Fonte: Escolapsicologia | por Miguel Lucas*
Link: http://www.escolapsicologia.com/estabeleca-um-desafio-positivo-e-otimista-na-sua-vida/
* Licenciado em Psicologia, exerce em clínica privada. É também preparador mental de atletas e equipas desportivas, treinador de atletismo e formador na área do rendimento desportivo. É autor da Escola Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana