sábado, 22 de dezembro de 2012

Estimule a imaginação das crianças no Natal

Dezembro chegou e a magia do Natal já está no ar. Papai Noel, renas, trenó, duendes, fábrica de brinquedos e casa no Polo Norte fazem parte do universo de fantasia ligado à data. Alguns pais ficam em dúvida se devem promover a crença no Papai Noel ou se isso pode causar desilusões na criança quando ela crescer um pouco e descobrir que a história não é bem assim. Segundo a pedagoga Bruna Ribeiro, os adultos não precisam se preocupar, pois é saudável que a criança viva esta fantasia. 


A pedagoga explica que, em seu desenvolvimento, a criança recorre a mitos para explicar e se apropriar da realidade em sua volta. O Papai Noel é um destes mitos e faz parte do imaginário coletivo da nossa sociedade. Quando um mito já não cumpre sua função, começam os questionamentos, e a criança vai deixando de acreditar nele, sem traumas. 

De acordo com Bruna, o contato com o lúdico proporcionado pelas histórias auxilia no desenvolvimento afetivo, emocional e cognitivo dos pequenos. "A criança que tem mais contato com a fantasia aprende a abstrair e a lidar com a realidade de forma mais rica, porque conta com maior repertório", afirma a pedagoga.


Fonte: http://www.bbel.com.br/natal-e-ano-novo/post/estimule-a-imaginacao-das-criancas-no-natal.aspx
Por Mariana Raphael - Jornalista / Publicado em 14/12/2011

2 comentários:

Tia Ro disse...

concordo com a pedagoga é necessário haver esta imaginação e aos poucos de acordo com o conhecimento e vivência da criança estes mitos vão se transformando em outros...

Essencial Espaço Psicopedagógico disse...

Tia Ro!
Agradecemos a participação!
Um abraço, Equipe Essencial

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana