quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Volta às aulas: diagnóstico inicial

Processo fundamental no início do ano letivo, a avaliação diagnóstica é uma ferramenta para o professor descobrir o que os alunos já sabem e como resolvem as situações-problema. 

Antes de elaborar o planejamento, é fundamental descobrir que conhecimentos a turma já tem e como os estudantes resolvem diferentes problemas. Fazer sondagens e avaliações diagnósticas periodicamente ajuda a elaborar boas estratégias. Mesmo nas disciplinas ainda não ministradas aos alunos, é possível encontrar conhecimentos prévios. 

Dicas de atividades de diagnóstico/ sondagem:

Produção de texto: verifique questões gramaticais e de ortografia. Fique atento para a troca de letras causadas pela interferência da fala na escrita. Após a avaliação, trabalhe primeiro os erros comuns, sem deixar de lado as dificuldades individuais.

Problemas matemáticos: selecione problemas para cada tipo de operação que deseja avaliar. Peça que os estudantes registrem suas estratégias de cálculo para ver o que cada um pensou para chegar a uma solução. Dê tempo para que os alunos resolvam os problemas, sem revelar que operações devem ser envolvidas em cada situação.

Experimentos: eles podem ser um bom caminho para avaliar o que a turma conhece sobre os estados físicos da matéria, por exemplo. Proponha uma experiência com dois copos de água. Encha um deles com água e coloque gelo no outro. Pergunte qual copo tem mais água e o que acontece com o gelo quando ele começa a derreter.

Leitura e produção de mapas: uma opção de diagnóstico é pedir que desenhem um mapa com o que se lembram da escola. Verifique se os alunos usam os elementos cartográficos, como legenda, título e indicações de escala.

Reportagem: verifique se a turma compreende fatos recentes como parte do processo histórico.

Veja mais atividades de diagnóstico em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana