segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Educação financeira para as crianças!

Educação financeira: Como ensinar as crianças a lidar com o dinheiro? O que se deve ensinar em cada faixa etária:  
 - A partir dos 03 anos: Leve seus filhos sempre ao supermercado e ensine-o a distinguir as coisas que compramos porque queremos (desejos), daquelas que compramos por necessidade.  Ou seja: trabalhe a com eles a questão do Desejo, da Necessidade e da Ansiedade.  Muita da habilidade financeira na fase adulta vai depender disso. Faça o seu filho compreender que é importante não desperdiçar dinheiro. Apresente-lhe moedas e notas, mostrando as diferenças de tamanho e de cor.  

- A partir dos 05 anos: Para sair com crianças nesta idade, as compras devem ter uma lista. Faça a lista do supermercado junto com ele e deixe-o responsável por verificá-la. Mostre a diferenças dos itens que você vai comprar. Chame a atenção do seu filho para coisas caras e baratas. Racionalize o dinheiro para ele, ou seja, mostre a importância de cada item na subsistência da família, este é o primeiro passo que leva à racionalidade na hora de usar dinheiro. Comece a dar responsabilidade: se o seu orçamento permitir, dê-lhe uma semanada. Para cada idade, uma moeda de um real, ou seja, cinco anos, R$5,00 (cinco reais), assim, a criança aprende a tomar decisões desde cedo. Comece a pedir o controle dele. Mas não esqueça de definir os sonhos. Ela precisa ter um objetivo traçado com você.

- A partir dos 10 anos: A criança, caso o seu orçamento permita, já pode ter uma mesada. Define nesta etapa os objetivos e sonhos que ela tem por um período e faça ela ter controle. Aprender a lidar com dinheiro leva tempo e exige persistência. Não se sinta desanimado se o seu filho não conseguir nos primeiros meses. Este é o momento de aprender com os erros, que vão ensiná-lo a não cometer outros no futuro. Resista à tentação de dar presentes ao seu filho a todo momento. Faça isso somente em ocasiões propícias, aniversários, natal, dia das crianças, etc. Ensine a criança a valorizar cada momento da vida.

Fonte: Saber Financeiro | Por Edina Candido | Psicóloga e Educadora Financeira | Disponível em: http://www.saberfin.blogspot.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana