segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Como poupar na volta às aulas

Quem tem filhos em idade escolar sabe o quanto se gasta atualmente para ter os filhos na escola, mesmo que seja em escola pública, a despesa aumenta consideravelmente nessa época de regresso à escola. Como poupar na volta às aulas? Reunimos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa:

VEJA O QUE JÁ TEM EM CASA
Faça um levantamento do material ou parte do material que ainda está em boas condições. Na empolgação de comprar o que está na lista pode até estar comprando itens repetidos. Vai se surpreender observando que muita coisa pode ser reaproveitada como: apontador, lapiseira, réguas, calculadoras, compasso, tesouras, peças de uniforme… enfim, vale à pena tentar poupar algum dinheiro nesse itens.

Faça uma lista geral

Com base no que observou que já tem em casa e com a lista da escola na mão, faça uma lista geral do que vai realmente precisar comprar para seu filho (excluindo o que já tem em casa). Inclua nessa lista além do material escolar, possíveis materiais esportivos ou mesmo vestuário. Sim porque o dinheiro para esses itens sai do mesmo bolso né?

Pesquise preços e marcas

Como em toda compra o ideal é ter uma comparação de preços. Hoje em dia a internet facilita muito esse processo porque muitas lojas físicas tem também lojas on line, dá para fazer facilmente um orçamento em várias lojas.

Livros em 2ª mão

Alguns livros escolares chegam ao fim do ano em ótimas condições, então antes de comprar faça uma pesquisa entre seus conhecidos se alguém possui esse mesmo livro para vender, doar ou trocar contigo. Algumas escolas possuem uma intermediação nas trocas dos livros escolares, ou mesmo associação de pais e alunos, informe-se na sua cidade se tem algo assim. Essa é uma prática cada vez mais comum.

Verifique a real necessidade do produto

Analise a lista de material da escola, questione o que está na lista, algumas escolas podem exagerar nas quantidades, outras podem colocar itens a mais ou exigir marcas, o que não é aceitável. Veja se a lista pode ser fracionada, ser entregue uma parte no início e outra parte no meio do ano. Se tiver dúvidas consulte o Procon da sua cidade.

Conscientize seu filho

Converse, explique, oriente seu filhos sobre questões financeiras, consumo e meio ambiente. Envolva-o positivamente no processo de escolha consciente do que vai comprar, aproveite esse oportunidade que pode ser útil para o ano todo.

Reaproveite, recicle

Com um pouco de criatividade o velho pode se tornar novo. Pesquise formas bonitas e criativas de reaproveitar materiais (como os cadernos e fichários) ou mesmo roupas.

 Se puder, adie a compra

Se possível, espere passar as primeiras semanas levando só o básico para a escola, compre apenas o necessário e adie o que será utilizado só depois dos primeiros dias. Os preços estarão mais baixos e o movimento nas lojas será menor.
 
Fonte: Donas de Casa Anonimas | Por Renata Marques |
Foto: Evelyn Giggles | Disponível em:
http://donasdecasaanonimas.com/como-poupar-na-volta-as-aulas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana