sexta-feira, 17 de agosto de 2012

SINEPE/RS comenta sobre resultados do Ideb

Resultados do Ideb revelam problemas

O fraco desempenho do RS no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, especialmente no Ensino Médio (EM), gera debate e mobilização do setor. Na opinião do secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, o resultado é consequência da crise na Educação gaúcha, constatada há alguns anos. Ele ressalta que o problema é nacional, já que a maior parte dos estados teve baixa pontuação. O RS, porém, teve o pior resultado da região Sul neste nível de Ensino, e foi o segundo do país a ficar mais distante das metas estabelecidas ao nível Médio (EM).
Como motivos para a situação atual, o secretário aponta as disciplinas fragmentadas, "que não dialogam entre si e não se referem ao cotidiano dos alunos, fazendo com que procurem outros meios de obter informações", assinala. Outro fator, são os investimentos em Educação "muito pequenos no Brasil", segundo Jose Clovis. Ele cita o exemplo de Finlândia e Coreia do Sul, líderes na área, onde são aplicados entre 8 e 12 mil dólares por aluno/ano. "Aqui gastamos 2 mil dólares, em média. É até perverso fazer essas comparações", avalia.

Conforme o secretário, é necessária a revisão profunda do currículo escolar, incorporando conteúdos que trabalhem por área. Neste ano, o processo foi iniciado nas escolas estaduais, a exemplo do que ocorreu no ano passado nas séries iniciais. Além disso, acrescentou os investimentos na formação de professores.


Sobre o salário, Jose Clovis admite ser importante, mas diz que não é tudo. "Ganhar mais vai ter um impacto, mas será reduzido, se outros fatores não forem envolvidos", salienta. Com essas medidas, o secretário acredita ser possível reverter o atual quadro da Educação gaúcha.


Dados do RS

- Ensino Fundamental/Séries Iniciais: obteve nota 5,1; a meta era 5,1. A média no país foi 5.
- Ensino Fundamental/Séries Finais: obteve nota 4,1; a meta era 4,3. A média no país foi 4,1.
- Ensino Médio: obteve 3,7; a meta era 4. Média no país: 3,7.
- Em 2009: o RS obteve 3,9 no EM; e 4,1 no EF (Anos Finais).

Rede privada quer transparência

O Ensino privado do Rio Grande do Sul teve avaliação pouco abaixo da média em dois, dos três níveis avaliados pelo Ideb. Alunos de 8 e 9 anos do Ensino Fundamental (EF) e da 3 série do Ensino Médio (EM) não alcançaram as respectivas metas de 6.5 e 6.0. Já em 4 e 5 séries do EF, a nota foi de 6.7, referente a 2011, enquanto a meta era 6.5.

Para o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado no RS (Sinepe/RS), Osvino Toillier, a avaliação carece de transparência e confiabilidade. "Não sei quais escolas particulares participaram. Sabemos que a única aferição do Ensino privado é o Saeb, que avalia duas turmas do Fundamental (EF) e uma do Médio (EM). Mas o MEC não divulga em quais escolas coleta os dados. Não tenho subsídios para comentar esses índices."


Para o dirigente, é benéfica a notícia de que, no próximo exame, todas as escolas particulares serão incluídas. "Deixaríamos de lidar com dados pontuais, aleatórios e desconhecidos para trabalhar com números universais." Ele revelou que irá solicitar uma ação, por parte da Federação Nacional das Escolas Particulares, durante reunião amanhã, em Niterói (RJ), para que se exija do MEC clareza sobre a avaliação. "Tenho direito de saber quais escolas participaram e de quais séries", diz.

 
Fonte: SINEPE-RS - Sindicato do Ensino Privado
Link: http://www.sinepe-rs.org.br/core.php?snippet=newsletter&idNews=17539&idPai=554&id=17542

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana