Resultados do Ideb 2011, divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação, mostram que escolas das etapas finais têm mais dificuldades em atingir meta de qualidade
A educação melhorou no Brasil entre 2009 e 2011, segundo o desempenho
das redes de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb). As médias divulgadas nesta terça-feira pelo Ministério da
Educação mostram que o País conseguiu atingir as metas de qualidade
definidas para o ano passado pelo próprio governo e, pelo menos no
aspecto global, tem razões para comemorar.
Além dos números nacionais, a maioria dos Estados e municípios
conseguiu atingir os objetivos propostos. Os números, no entanto,
revelam que o crescimento do índice é mais lento nas etapas mais
avançadas e há pontos frágeis que merecem atenção dos gestores
educacionais.
Criado em 2005 para mensurar o desempenho do sistema
educacional do País, o Ideb varia de 1 a 10. Cada escola, município,
Estado e o Brasil tem metas próprias para serem atingidas de dois em
dois anos. A expectativa é de que, em 2021, as escolas das séries
iniciais (até a 4ª série) alcancem nota 6, desempenho considerado
semelhante ao de sistemas educacionais de países desenvolvidos.
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