terça-feira, 15 de maio de 2012

Crianças no mundo da tecnologias

Tem gente que é contra. Tem gente que é a favor. O fato é que as crianças dessa nova geração já nasceram plugadas nas mais altas tecnologias. Disso não temos como fugir! Muito melhor do que alienar, é permitir que elas vivam e aproveitem essa realidade. Sem exageros, claro!
Nossos bebês já sabem dar "play", "pause" e "eject", só para começar. Muitas vezes são eles que ligam a TV e colocam o DVD porque as babás não sabem ou têm medo. Para usar o computador eles se viram para manipular o mouse e já conhecem o Google e o Youtube. Muito além disso, já sabem as maravilhas que podem encontrar navegando na internet. Basta sonhar e clicar para encontrar na web: jogos, desenhos, brincadeiras, vídeos e mais! E o Word? Quanto desenvolvimento proporciona em uma simples brincadeira de digitar as letrinhas!
Iphone e Ipad então? Quer coisa melhor para bebês e crianças? E pra quê proibir? Deixe seus dedinhos desenvolverem habilidades, abrindo e fechando milhares de aplicativos, que mais parecem sonhos. Sem esquecer que o Touch Screen para elas é no mínimo normal!
 
 * Vejam abaixo o vídeo de uma menininha que confunde uma revista com um Ipad.

 

Estranhamos, mas é o novo mundo. Esses bebês e crianças não temem botões e raciocinam tão rápido quanto as mudanças de telas. Deixe que elas se habituem, mas com nosso olhar cuidadoso...

Mas as tecnologias também têm seu lado ruim... Não podem jamais ser utilizadas com exagero. Criança precisa muito mais de brincadeiras, de amizades e interações. Criança precisa ir para o parque, brincar com bonecos e jogos. Ler livros e ouvir histórias também.
Além disso, a internet tem seu lado ruim. As redes sociais e bate-papos, por exemplo, não foram feitos para crianças, porque lhes oferece muitas armadilhas. É como deixar a porta de casa aberta...

E o nosso amigo Google? Ele não é tão amigo das crianças assim... Buscas simples de palavras comuns e ele apresenta, às vezes, imagens nada próprias para nossas crianças. A verdade é que a internet não tem censura e nossos pequenos não estão preparados para se assustar. Então, fique por perto e de olho! Mas deixe as crianças navegarem no mar das tecnologias!! O futuro é delas!!

Fonte: Mães para mães | por Jamile Nery
Link: http://www.maeparamaes.com/2011/11/criancas-no-mundo-das-tecnologias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a visita e volte sempre!

Os mais lidos da última semana